terça-feira, 7 de julho de 2009

Lost in Translation


Esta semana no Sétimo Som vamos dar a ouvir mais uma banda sonora de um filme de uma das realizadoras que mais vezes tem estado connosco aos Sábados à tarde: Sofia Coppola. Depois de Marie Antoinette e As Virgens Suicidas, viajamos até Tóquio para ouvir Lost in Translation.

Scarlett Johansson é Charlotte. Recentemente, licenciou-se e casou-se com um fotógrafo, que recebeu um trabalho no Japão. Bill Murray entra na pele de Bob Harris, um actor em declínio que é convidado para fazer anúncios em Tóquio, onde é muito popular.


Os dois aborrecidos e confusos num mundo que lhes é totalmente alheio, a começar pela língua e a acabar em tudo o resto, Bob e Charlotte formam um casal improvável, juntos por um sentimento de solidão, tédio e desorientação num mundo estranho.

Enquanto que ela anda à procura de si mesma e do seu lugar no mundo, arrastada pelo marido para Tóquio, ele sofre já do resultado da sua vida, à qual já não faz parte a fama de outros tempos, e onde a solidão começa a atacar, principalmente pela progressiva distância que o vai afastando da mulher. Os dois vão procurar juntos o sentido das suas vidas, sobre perspectivas diferentes e apoiados numa relação onde se privilegia a compreensão.


É neste ambiente que os dois se encontram, numa situação que é simultâneamente hilariante e confusa, ao som de My Bloody Valentine, Air, Jesus & Mary Chain ou Death in Vegas. E é a eles que nos vamos juntar, este Sábado dia 11, às 19h na Rádio Zero e às 17h na Douro Fm.

Mais tarde, encontram-nos no podcast.

Sem comentários: